Fique longe da Malha Fina – Como acompanhar o processamento do seu Imposto de Renda
Você sabia que você pode acompanhar o processamento do seu imposto de renda e sanar as pendências antes que você caia na famosa ‘malha fina’?
Por meio do portal e-cac você pode criar um código de acesso e corrigir possíveis pendências que possam surgir.
Você deve acessar o e-cac da Receita Federal, vou deixar o link no final.
Após acessar o e-cac é necessário gerar um código de acesso, em ‘Saiba como gerar o código de acesso’ para isso você precisa do recibo de entrega das suas duas últimas declarações de imposto de renda.
O próximo passo é gerar o código de acesso para pessoa física.
Digite o CPF, a data de nascimento e os caracteres da imagem e avance.
O próximo passo é inserir o número do recibo das ultimas duas declarações de imposto de renda.
O número do recibo fica na segunda pagina do recibo de entrega da declaração de imposto de renda. Se você não tiver essa informação não será possível ter acesso ao sistema. Caso você por algum motivo não tenha a sua declaração de imposto de renda é possível solicitar cópia na Receita Federal.
Não há espaço para digitar todos os números, os últimos 2 ficam de fora.
Necessário destacar o número do recibo é o do ano calendário. Toda declaração vem com o exercício e o ano calendário, exemplo, exercício 2019, ano calendário 2020.
Ao completar as informações, gerar a senha com 8 a 15 caracteres, com números, letras minúscula e maiúscula você gera o seu código de acesso.
O número que gerou é o que você vai usar no local de código de acesso. Digite o CPF, o código de acesso e a senha.
Ao acessar o portal E-cac aparecerá a seguinte tela:
Clique em ‘Declarações e Demonstrativos’ e em ‘Meu imposto de Renda (extrato DIRPF)’
Isso te dará acesso a todas as informações das suas declarações de imposto de renda.
Se houver pendências, você terá acesso a essa informação e poderá retificar a sua declaração ou se a pendência não for referente a correção de informação, você deve fazer a entrega de documentos que comprove a informação na sua declaração. Isso pode ser por meio de antecipação de malha.
Por esse sistema você também pode emitir guia darfs vencidas e muitas outras coisas como alterar a conta bancária para restituição de imposto de renda.
Muito comum a Receita Federal solicitar, por exemplo, a decisão que fixou pensão alimentícia dos filhos.
Quando os pais se separam e ingressam com ação judicial para divorciar e estabelecer pensão alimentícia dos filhos menores, a Receita Federal não toma conhecimento do documento (sentença ou acórdão) que ensejou essa pensão, por isso, ao receber a declaração, a Receita Federal pode vim a solicitar essa comprovação.
Importante frisar que caso você não preste as informações solicitadas pela receita federal, ela futuramente irá te autuar e cobrar multa, então é muito importante que você sane todas as pendências da sua declaração.
A maioria dos contadores não acompanham o processamento das declarações dos seus clientes, então é importante que você tenha conhecimento do que está acontecendo com a sua declaração para evitar maiores problemas.
Se você mesmo faz a sua declaração é importante que você acompanhe o processamento e corrija as possíveis pendências que possam surgir, se você contratou um contador, também é importante que você acompanhe o processamento, para se inteirar do que está acontecendo. Como expliquei, nem sempre se trata de erro, muitas vezes é a Receita Federal solicitando comprovação de alguma informação.
Link Portal e-cac: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login