Você sabe as consequências de quem “cai na malha fina” no IR?
Quando um contribuinte “cai na malha fina” da Receita Federal significa que há alguma informação incorreta em sua declaração de Imposto de Renda, podendo ser um rendimento omitido, valor incorreto, informações cadastrais incorretas ou até mesmo análise de uma possível fraude.
A Receita Federal está cada vez mais evoluída ao cruzar informações entre bancos de dados. É importante ressaltar que as informações recebidas não são somente aquelas enviadas pelo próprio contribuinte, mas também por bancos, entidades e dados fornecidos pelos estados e municípios.
Por esse motivo, se o contribuinte tentar omitir algum dado, com o objetivo de restituição maior ou não ter que pagar imposto, poderá ter um prejuízo muito maior do que o benefício almejado. É importante prestar as declarações de forma correta.
Verificando alguma inconsistência na declaração, a Receita Federal informará qual a pendência que deve ser solucionada. O contribuinte deve acompanhar a sua declaração através do sistema. Pequenas pendências podem ser solucionadas através da declaração retificadora de IR.
Caso a pendência não seja solucionada, o contribuinte poderá ter como consequência:
– Receber cobrança de multa;
– Ser denunciado por crimes ligados à sonegação fiscal;
– Ficar “na mira” do fisco pelos próximos anos;
– Ser impedido de assumir cargos públicos;
– Não poder retirar ou atualizar passaporte;
– Não poder fazer empréstimos ou financiamentos; e
– Não poder abrir conta em banco.
#direitotributário#tributário#impostoderenda#IR#imposto#malhafina#ReceitaFederal#advocaciatributária#advogado#direitos