18/05/2024

O que a empresa deve custear em caso de Home Office?

Depois de quase 1 (um) ano de pandemia, onde muitas empresas se viram obrigadas a aderir o formato home office e mantiveram esse perfil para algumas áreas dentro da empresa, e ainda existem dúvidas quanto aos gastos do funcionário para o exercício do trabalho em casa.

Muitas empresas presenciaram a economia física de ter os funcionários em trabalho home office e muitas empresas assim devem permanecer.

Será que a empresa deve custear a estrutura para o funcionário? O que é responsabilidade da empresa?

A verdade é que a empresa deve custear tudo aquilo que for extra para o funcionário, portanto, se ele não tem um computador para realizar o trabalho, a empresa deve fornecer esse computado, se o funcionário precisar dar um upgrade no plano da internet por causa do trabalho desenvolvido na empresa, a empresa deve custear essa melhoria na internet.

Alguns dos nossos clientes optaram por fornecer uma ajuda de custo mensal para a manutenção do home office, outras optaram por fornecer computador e cadeira, mesmo que o funcionário não precisasse desses equipamentos, mas foi com intuito de dar qualidade para o trabalho que será desenvolvido em casa.

A tendência é o perfil home office ser mantido por muitas empresas, tanto em razão da economia com estrutura física de escritório, quanto de desempenho do funcionário, claro que alguns setores ainda demandam trabalhos presenciais, mas a grande tendência é o home office permanecer.

Algumas empresas de tecnologia já aderiam a esse formato antes mesmo da pandemia, e outras viram a oportunidade com a pandemia, assim houve grande adaptação desse perfil por necessidade para outros setores, como exemplo o jurídico, quantos escritórios de advocacia enxergaram a possibilidade de diminuir o seu espaço físico após a pratica em home office?

O que as empresas tem que visar não é só na economia financeira, mas também na qualidade do trabalho, muitas pessoas passaram a não pegar mais trânsito no trajeto para o trabalho e conseguem dormir até mais tarde, isso traz qualidade de vida para o funcionário e consequentemente no trabalho desenvolvido por ele.

O que não pode faltar é incentivo para o funcionário no trabalho home office, seja na disponibilização de uma ajuda de custo, seja no investimento numa cadeira mais confortável ou mesmo a que ele utilizava na empresa.

Concluindo, a empresa é responsável por tudo que for extra para o funcionário desempenhar a sua função e também de fornecer toda estrutura e os meios necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.