1- Que risco você está correndo quando não transfere o imóvel para o seu nome?
Existe um motivo pelo qual existem muitos imóveis irregulares. As pessoas quando compram um imóvel, muitas vezes fazem apenas um contrato de gaveta e deixam de realizar a escritura de compra e, posteriormente, de realizar o registro na matrícula daquele imóvel, passando-o para o seu nome, pelo fato de não terem dinheiro em mãos para pagar os custos do com os impostos e com o cartório.
Porém o que acontece se você não regularizar, ou ainda, se quem comprou um imóvel de você não regularizar esse imóvel?
A falta de regularização do imóvel enseja alguns riscos.
Por exemplo, você vendeu um imóvel, e quem comprou de você não passou para o nome dele junto à Prefeitura e também na matrícula do imóvel. Isso significa que o imóvel ainda vai estar no seu nome. Sendo assim se o comprador não pagar o IPTU, advinha quem eles vão cobrar?
E se ele não pagar o condomínio?
É exatamente isto que você está pensando, nos casos acima, tanto a Prefeitura como o Condomínio vão cobrar a dívida de quem está com o nome na matrícula do imóvel e no cadastro da Prefeitura, que no exemplo utilizado, seria o seu nome.
E esse é apenas um dos riscos de não se passar o imóvel para o nome do novo comprador.
Outra possibilidade é o caso em que você comprou um imóvel e não passou para o seu nome.
Vamos supor um exemplo em que a construtora da qual você comprou o seu apartamento vai há falência.
Neste caso, o andamento natural do processo, se não houver o pagamento das dívidas dela, vai penhorar todos os imóveis que estão no nome da construtora, inclusive o seu apartamento que você comprou e não passou para o seu nome.
Como você não passou para o seu nome, o apartamento ainda está em nome da construtora e está sujeito à penhora para pagamento das dívidas dela.
Neste caso, você não vai conseguir vender este imóvel pois ele estará penhorado ou indisponível para venda.
Para resolver este problema você terá que entrar com um processo judicial e comprovar a sua boa-fé, e que você comprou antes de estas dívidas da construtora existir.
Ou seja, você vai gastar uma fortuna com advogado e custas processuais, e ainda, com a bendida da regularização do imóvel que você já deveria ter feito.
E além do seu dinheiro, esse processo vai levar o seu tempo, sua paz e a sua emoção, que valem muito mais do que dinheiro
E tudo isso pra que? Só para comprovar que um imóvel que já era seu, é seu mesmo e não deve pagar pela dívida dos outros.
Ou seja, uma super dor de cabeça que não vale a pena de forma alguma!
Que bom que existe uma forma de se evitar tudo isso não é mesmo?
Consulte um profissional de sua confiança e evite este tipo de problema.